Cartelização de preços nas Operadora Móveis
Os tarifários para grupos vão sofrer aumentos em simultâneo já em 2011. Segundo um comunicado da Deco, a subida na mensalidade é cerca de sete vezes superior à anunciada para os restantes tarifários, em vigor no próximo ano, e contraria a publicidade inicial.
Com estes aumentos, as operadoras desdizem as garantias de «10 euros por mês para sempre», no TAG da Optimus, ou «Mensalidade de 5 euros válida até 31 de Janeiro de 2012», no Moche Edição Especial da TMN. A revelação é da Proteste, que comparou o impacto dos aumentos anunciados pelas três operadoras e detectou incoerências face às condições iniciais de adesão.
«A confirmarem-se os aumentos para todos os clientes, assistimos a publicidade enganosa, e é caso para reclamar», segundo a DECO. Os anúncios e aumentos da TMN, Optimus e Vodafone surgem de forma «estranhamente sincronizada e análoga», pelo que já se¬guiu denúncia para os reguladores (Autoridade da Concorrência, Anacom e Direcção-Geral do Consumidor) e pedido de abertura de um inquérito.
«Os utilizadores destes tarifários, sobretudo jovens, são penali¬zados: suportam os aumentos mais elevados e têm dificuldade acrescida em transitar para outra operadora, dado que o grosso dos contactos está na sub-rede», afirma a Deco. «A cobrança de 5 euros para mudar de tarifário, recentemente adoptada, agrava o problema. Esta medida é um obstáculo à mobilidade dentro da rede, na procura de um tarifário mais adequado ao perfil de utilização», acrescenta.
Para mais informações:
http://teoriasantonio.blogspot.com/2009/11/o-cartel-de-lisboa.html
quarta-feira, 22 de dezembro de 2010
Subscrever:
Mensagens (Atom)