quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Romanos e Etruscos

Antes da época romana, a penisula itálica era dominada pelos etruscos, que tinham subjugado todos os povos locais, entre eles os próprios romanos.
A civilização etrusca era muito mais evoluida que as demais, e os romanos, pouco mais que selvagens na altura, viviam sob o dominio dos reis etruscos, pelos quais tinham o maior ódio e desprezo.
O Etruscos eram sofisticados, artisticos e abastados, dedicavam-se aos prazeres da vida, às orgias, tinham um grande desenvolvimento cultural e estético.
Os romanos eram um povo pobre e primitivo mas honrado e honesto, a sua sociedade patriarcal, dominada pelo chamado "Pater Familias", fazia o culto do trabalho e da coragem, que aliás foram os alicerces do seu império, séculos mais tarde, e sendo totalmente opostos aos seus senhores Etruscos, não seria de admirar a sua aversão a estes.
O confronto estes dois povos foi inevitável, com a vitória dos romanos que passaram de servos a senhores, diz a história que a revolta começou com a violação de uma jovem romana por parte de alguns etruscos, à qual os romanos responderam com a maior violência. Talvez não passe de uma lenda ou então de uma metáfora, a decadência etrusca contra a virtude romana.
Os romanos desenvolveram-se como povo e criaram um dos maiores impérios da humanidade, tendo para sempre marcado a história e cultura ocidental, mas também eles, tal como os seus antigos senhores, se tornaram decadentes, abandoram os seus velhos hábitos patriarcais, e dedicaram-se à estética, a opulência, às orgias, tendo o seu império sido destruido pelos povos bárbaros que assolavam as suas fronteiras.
Dizem os entendidos, que a obcessão pela imagem, pela beleza e pela estética é um sintoma da decadência de um povo ou civilização, e a história já nos ensinou essa lição várias vezes.
Nunca como agora, as preocupações com a estética, com a imagem e com o superficial foram tão grandes, muito mais que "ser", é preciso "parecer", somos uns verdadeiros Etruscos do século XXI, com as nossas operações plásticas, os nossos Spa's etc.
Nós os ocidentais nem sempre fomos assim, já fizemos coisas grandes e importantes, mas tornámos-nos uns mimados e uns pedantes, e agora caminhamos a passos largos para a decadência.
Os poetas e artistas romanos troçavam dos "velhos" que defendiam o regresso aos velhos hábitos, como agora o fazemos com os mais antiquados, mas será mesmo que seguimos no caminho certo?
Não há forma de o saber até que a nossa civilização seja posta em causa como um todo, podemos ser eternamente decadentes se nada alterar esse estado, mas não creio que isso se vá verificar.
Existem as chamadas potência emergentes, que na minha opinião, serão os nossos "romanos" e em breve irão ocupar o nosso lugar, passaremos de senhores a servos e a história repetir-se-á mais uma vez.

Sem comentários:

Enviar um comentário