terça-feira, 19 de outubro de 2010

Vitórias e Derrotas

Uma das coisas mais importantes que aprendi na vida foi a perder,sou a soma de todas as minhas derrotas como dizia o velho samurai no filme do Akira Kurosawa "Os Sete Samurais".
Numa sociedade de vencedores e de campeões, parece absurda esta arte da derrota, quem quer ser um perdedor? Já dizia o falecido Freddy, "no time for loosers", mas aqui o António quer continuar a ser um perdedor.
Será a vitória boa? Quase nunca.
A vitória ilude-nos, a vitória faz-nos pensar que somos melhores do que realmente somos, a vitória atrai falsos amigos, bajuladores, oportunistas, a vitórias torna-nos moles, distraídos, mas mais importante que tudo, nada se aprende na vitória.
Pelo contrário a derrota, torna-nos melhores, quando tudo corre mal, só os verdadeiros amigos ficam, a derrota ensina e corrige, a derrota prepara-nos e fortalece-nos.
É perante a derrota e não a vitória, que o caracter é testado, que o melhor de nós vem ao de cima, a Argentina foi derrotada contra a Alemanha neste último mundial e Carlos Tevez e restantes jogadores argentinos, não culparam ninguém, "não há dedos a apontar", perdemos, já os Portugueses em situação idêntica, procuraram culpados, foram mesquinhos e reles.

Perder é o único caminho para a grandeza, o cientista falha 1.000 experiências antes de encontrar a cura, o poeta rasga 1.000 folhas antes de escrever os Lusíadas, o tenista perde 10 torneios mas vence Wimbledon.
Pelo contrário um caminho de vitórias pode empurrar-nos definitivamente para o precipicio, Napoleão teve Austerlitz e tantas outras, mas no final Waterloo acabou com ele.

Não quero com isto afirmar que a vitória não deva ser procurada, mas ela serve-nos muito mais como partida de como chegada, e nesse caminho as derrotas são degraus essenciais.
O culto do sucesso sempre existiu e em todas as sociedades, no entanto, as derrotas são sempre ignoradas e esquecidas, o que é pena, pois são esses os exemplos que melhor nos servem.

Sem comentários:

Enviar um comentário