quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Saramago, Nietzsche e o resto da malta

O blogue do António nunca teve muitas visitas e comentários nem vê-los, só quando fiz uma piadola com o benfica.
Já me aconselharam a meter pornografia ou fotos de famosas nuas, mas como ainda não tive paciência, decidi escrever sobre um tema da "moda" e ver se assim aumento o número de leitores.
O assunto de hoje vai ser o novo livro do Saramago, que tanto tem dado que falar e agora vai dar tanto que escrever (ou não) ao António.
Primeiro devo dizer que ainda não li o livro, ou seja, está encontrada a primeira condição para fazer um comentário.
Ao que parece o velhote de lanzarote decidiu chatear mais uma vez o grande chefe e mais uma vez a malta do costume ficou logo em pé de guerra.
Quero começar por dizer que o Saramago apesar de ter um prémio nobel e uma montanha de livros escritos, é tudo menos esperto, já que está velho, doente, semi entrevado e a última coisa que devia estar a fazer era chamar nomes ao gajo que o pode mandar para o inferno, e apesar do próprio já ter afirmado que o inferno é mesmo aqui na terra (e depois de ver as fuças da sua Pilar, acredito nisso), nunca se sabe se não existe outro cheio de pretos violadores.
Temos de ter também em atenção que Saramago não é o primeiro a dizer mal de Deus num livro, já o velho Nietzsche também não gostava lá muito dele, tendo-o chamado de Barbaças invejoso entre muitas outras, mas a verdade é que o bigodes acabou maluco e com um cancro nos miolos, por isso...
No entanto parece que o nosso Nobel foi ainda mais longe que o boche, e agora, padres, bispos, escritoras tias, deputados e ninjas arregimentam-se contra ele numa fúria digna de uma milicia popular.
A boa e velha igreja católica mais uma vez ficou escandalizada,até acho que não fazem mais nada sem ser ficar escandalizados, provavelmente estão colectados nas finanças como "escandalizados susceptiveis".É o preservativo na penca do papa, é a eutanásia, é o casamento rabicha, enfim tudo chateia a santa sé, e agora tocou ao Saramago e ao seu livro.
Ao que parece nesse mesmo livro, Deus é chamado de vingativo, e se há coisa em que o António concorda com o Zé da Ibéria é na natureza aciganada do todo poderoso, porque não me recordo de ocasião alguma em que tenha perdoado as ofensas dos pobres pecadores, ou seja, "ó jacinto eu sei que mataste o teu primo mas vai lá em paz que desta vez passa", foi coisa que nunca ouvimos da boca do Patrão, jamais, never, agora chuvas de fogo?, Dilúvios?, Peste?, pentacampeonatos para o Porto?, disso já tivemos e muito!
Deus não facilita e a igreja também não, por isso o Saramago que se prepare porque no dia do julgamento final, terá uma advogado estagiário para o defender, mas não compreendo é como havendo neste mundo (de Deus?) fome, guerras, crianças com SIDA, a nossa igreja está preocupada com isto, também a nossa comunidade jornalística está muito empolgada com o assunto, parece que as guerras e a corrupção já não têm o interesse de antigamente.
O outro dizia "Deus está morto, matou-o a compaixão pelos homens", pois eu digo "Deus está vivo e não nos suporta".

1 comentário:

  1. Não querendo alimentar ainda mais esse teu ego, o teu blogue é brilhante.Beijinhos

    ResponderEliminar