quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O Cartel de Lisboa

Este é um blogue de teorias, e claro está que não podia passar sem uma boa teoria da conspiração, é obrigatório, como um estilista ser paneleiro, ter algo que faça os leitores olhar por trás do ombro.
Marcianos entre nós? O estado controla-nos através de ondas de rádio? Que irá ser?
O António decidiu escrever sobre algo mais mundano, mas que infelizmente nos passa ao lado mais vezes do que devia, estou a falar dos preços dos bens e serviços que pagamos. Eu sei que irão pensar, "ai tão economicoso que ele anda (inventei esta palavra agora)", mas a verdade é que será bem mais interessante do que parece (ou não).

Tão Amigos que somos!

Portugal modernizou-se e em certos sectores onde tinhamos uma única empresa, agora temos várias, na teoria isso representaria uma competição de preços com ganho para o consumidor, certo?Errado!
 
O que nós temos são carteis de preços, onde as empresas praticam preços identicos, não deixando opção ao consumidor.
Há mais empresas, mas pagamos sempre o mesmo ou mais.
 
Isso é possível?
 
Em Portugal é, porque a nossa adorada Autoridade da Concorrência não serve para nada excepto para custar um balurdio aos contrbuintes (aumento de 14 % este ano).
 
Para que não pensem ques estou a cagar bitaites aqui vai um exemplo:
 
 
Banda Larga  Saltitão 3 gb = 30,39 €
 
Banda Larga CCM 3 gb = 30,39 €
 
Banda Larga fodafode = 29,58 €

(como não tenho dinheiro para pagar a um bom advogado, os nomes estão ligeiramente diferentes)
 
Duas empresas portuguesas e uma multinacional estrangeira praticam preços idênticos, coincidencia?
 
Existem muitos outros exemplos e nem é preciso chegar aos combustiveis...
 
Pensem nisso...

É barato? Então é melhor acabar!
 
Por outro lado nos últimos anos também têm aparecido, principalmente nas grandes superificies, os chamados produtos de marca branca, inicialmente era uma percentagem residual do que se vendia, no entanto, dado empobrecimento da população portuguesa, este número tem aumentado (estes são mais baratos).
Para quem é pobre, isto são óptimas noticias, em vez de escolher entre leite mamosinha ou parvalat, pode agora escolher de marca branca, e assim poupar uns tostões...final feliz...ou não!
 
Existe uma certa associção de empresas de produtos de marca que está a apanhar no cu com toda esta situação, e não tardaram em reagir, como podemos ver nas notícias abaixo:
 
26-10-2009| (inserir nome da associação)
 
"Associação defende revisão do modelo de negócio"
Entrevista à Directora-geral da Associação:
Os fabricamntes queixam-se de desigualdade concorrencial; os retalhistas vêem nesta solução uma proposta de valor válida para o consumidor e uma forma de assegurar margens e controlo do produto, assumindo as suas marcas como elemento estratégico e diferenciação.

"Associação pressiona Autoridade da Concorrência"
A Associação pede uma actuação rápida da Autoridade da Concorrência.
Em causa está a possível limitação da acção dos fornecedores, face aos distribuidores, enquanto players no mercado.
 
 
Para os leigos da linguagem económica isto é chinês, no entanto traduzido quer dizer:
 
"Estamos a ser fodidos pela marca branca e queremos que a populaça pague caro outra vez"
 
Agora a ADC já é amiga e agora já queremos que intervenha.

Podia continuar o resto do dia, mas acho que vou ficar por aqui.
Deixo a promessa que em futuras mensagens deste blogue voltarei à ordinarice e à vulgaridade.


 

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