terça-feira, 25 de maio de 2010

Um dia à anos 80 - Parte 1

O Revivalismo dos anos 80 dominou a cultura pop na década passada (2000-2009) e parece não abrandar na alvorada desta nova.
Desde a roupa, aos programas de rádio, os "eighties" estão mesmo de volta, e por muito que me recordem dos bons tempos da infância, a verdade é que o António nunca foi muito dado a saudosismos, com a agravante que a recuperação de valores e tendência culturais de épocas passadas, normalmente fazerem-se à custa da inovação e da criação de novas ideias e correntes.
Também fico supreendido com as pessoas mais jovens que aderem a este revivalismo, apesar de provavelmente terem nascido muito depois do último episódio do Dallas, e quando se olha para trás, temos tendência de olhar para o lado glamoroso dessa década, um pouco como as feiras medievais que só mostram os cavaleiros e donzelas, e acho que é isso mesmo que nos deixa tão fascinados!

Acho que chegou a altura de um encontro com a realidade e por isso, tomei a iniciativa de cortar as ligações com o século XXI durante o dia de hoje (com a excepção deste blogue), ou seja, farei uma viagem aos longínquos anos 80, e no final veremos as saudades que eles deixaram...



6:15 da manhã - Levantei-me uma hora mais cedo que o normal. Porquê? Porque estamos em 1987 e a rede de transportes é completamente diferente da actual. Segundo o gestor da frota de autocarros da minha zona, há 23 anos só haviam metade dos autocarros que existem hoje, daí que tenha de ir mais cedo para a paragem.

7:45 da manhã - Perdi propositadamente o primeiro autocarro que passou (não existiria em 87) daí que tenha ficado à espera uns 25 minutos na paragem. Foda-se estava a chover!


8:15 da manhã - Vou apanhar agora o barco, quinze minutos antes da hora habitual (não esquecer que me levantei uma hora mais cedo).
Chego a lisboa e paro 15 minutos no terminal, estarei louco? Nada disso, o barco em 1987 levava 30 minutos a atravessar o rio, como o barco actual só leva 15 minutos, tive de compensar o restante. Quando acaba a espera, estou exactamente no horário normal, a hora que ganhei por me levantar mais cedo, já era.


8:45 da manhã - Vamos apanhar o metro? Not. Em 1987 não haviam as duas primeiras estações do metro (Terreiro do Paço e Baixa Chiado) logo vou ter de ir de autocarro para o Marquês.

9:15 da manhã - O Autocarro leva mais do dobro do tempo do metro, cheguei ao trabalho mais tarde que a hora do costume, ainda por cima com menos 1 hora de sono, o que dá 5 horas por semana e 20 horas por mês. Nos anos 80 não se dormia muito...

To be continued...

Sem comentários:

Enviar um comentário