quarta-feira, 5 de maio de 2010

República da Catalunha

Com as viagens de baixo custo, muitos têm sido os tugas que já deram uma passeata até Barcelona, é a viagem do pobre que o António já teve o prazer de fazer.
Quando partilhei a experiência com outros, estes derreteram-se em elogios à cidade e à Catalunha em geral. É a cultura, são os museus e o Dali, são as gajas e a bola, a Catalunha é que é, e como tugas que somos, logo se segue a inevitável comparação com Portugal. "Estão 20 anos à nossa frente" dizem uns, "São muito mais cultos que nós" dizem outros, "A Catalunha dá-nos 10 a 0" dizem os futeboleiros.
Gostei bastante de conhecer Barcelona e ganhei alguma admiração pelos Catalães e pela sua cidade, no entanto acho que ao longo dos anos tem sido criado um verdadeiro mito da Catalunha e que já se tornou bem maior que a realidade.
Vamos aos factos, a Catalunha faz parte da Espanha, é uma provincia de Espanha, e lá fala-se espanhol, o Catalão é um dialecto local, nunca passou disso.
A Catalunha não é um país e não tem povo, os catalães são espanhóis e as fronteiras da Catalunha são as fronteiras de Espanha. A Catalunha não tem cultura, tem subcultura, ou cultura regional ou o que quiserem chamar, a cultura da Catalunha é a cultura de Espanha.
E para os que fazem as comparações da praxe, a Catalunha falhou onde Portual foi bem sucedido. Portugal é um país, a Catalunha não, Portugal é um República há 100 anos, a Catalunha ainda sonha com ela, Portugal é uma nação há 9 séculos, a Catalunha, foi-o por breves instantes da história.
Os Catalães são republicanos no café, e monarquicos no papel, matavam para ter o nós portugueses temos. Este canto que tem um rating internacional baixo, já se defendeu de César e de Napoleão, por isso meia duzia de calvos de Wall Street não nos deviam assustar. Nós recuperámos a nossa independência em tempos e os Catalães perderam a deles para sempre.
Nós descobrimos o mundo e os Catalães ainda procuram a sua própria identidade.
Caro leitor, quando amanhã sair do aeroporto em direcção a Barcelona, nunca se esqueça que partiu de um país e vai voltar a ele, mas só vai visitar uma cidade e uma provincia.

1 comentário:

  1. Agora que leio esta merda, vejo que tá um textinho um bocado para o fascista...parece o antigo livro da terceira classe!

    ResponderEliminar