terça-feira, 10 de novembro de 2009

Os 40 Anos da Rua Sésamo

Hoje a série infantil Rua Sésamo faz 40 anos (cerca de 20 em Portugal) e o António, tal como milhões de outros putos em todo o mundo, foi educado por este programa.
Era um fedelho bem burro e precisava de toda a ajuda possível, por isso às seis da tarde, saidinho da escola, lá estava eu em frente à TV,a aprender a contar, saber que a CEE tinha 12 países, o aeiou, etc.
Eram os bonecos coloridos, eram as cantigas, era a Alexandra Lencastre antes de se tornar uma balofa-mete-nojo, eram bons tempos...
Mas não é por nostalogia que escrevo esta mensagem, mas sim porque passados 20 anos, cheguei à conclusão que algo de estranho se passava neste e em outros programas infantis do meu tempo.
Vejamos o exemplo da Rua Sésamo:

-Egas e o Becas - Moravam juntos num apartamento, sendo que o Becas dava as ordens,gritava e o Egas obedecia passivamente...não vos diz nada?

- Ferrão - Vivia na miséria dentro de um barril e ninguém parecia ter pena dele, daí que estivesse sempre zangado.

- Poupas - Era panasca

- Monstro das Bolachas - Comia que nem um javardo.

Mas a Rua Sésamo não é o único caso, temos também a Heidi que morava com um velho barbudo no meio dos alpes, ou o Marco que procurava a vagabunda da mãe que o tinha abandonado.

E o João e o Pé de feijão?
Roubou o gigante, assassinou-o e raptou-lhe a filha, mas tá tudo bem! Final Feliz.

E o Ali Baba?
Despejou óleo a ferver sobre 40 seres humanos que morreram na maior agonia, um gajo bacano.

Como podem ver, as histórias do nosso tempo não eram assim tão inocentes, quem sabe se os putos que gostavam do egas e do becas não são os mesmos que agora querem casar com outros meninos, ou se a gaja que atirou ácido ao namorado não gostava do Ali Baba?

1 comentário: